quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Purê de Batatas à Bolognesa

Ingredientes do Purê:

8 batatas grandes, cozidas, descascadas e espremidas
1 colher (sopa) de margarina
1 copo de leite
Sal a gosto

Preparo do Purê:

Na batedeira bata as batatas, a margarina e o sal. Vá acrescentando o leite aos poucos, até o purê ficar numa consistência boa (nem muito mole nem muito duro). Talvez seja necessário mais do que um copo de leite, acrescente aos poucos.


Ingredientes do Molho Bolognesa:

400g de carne moída
2 ou 3 colheres (sopa) de óleo
6 dentes de alho picadinho (Eu gosto muito de alho, sempre coloco bastante, podem colocar menos se quiser)
1 cebola média picada
1 tomate sem pele e sem semente picado
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha (Na verdade eu faço com ervilha de pacote, aquelas que a gente compra congelada, mas pode usar em lata tbm)
Sal a gosto
Coentro a gosto
Tomilho a gosto
Pimenta a gosto
1/2 lata de molho de tomate pronto
Cheiro-verde picadinho a gosto
1 tablete de caldo de carne

Preparo do Molho Bolognesa:

Em uma panela coloque o óleo e a carne moída. Deixe refogar bem. Mexa e "esmague" a carne com a colher, pra ela ficar bem soltinha (sem ficar umas bolotas de carne).
Junte o alho, a cebola e deixe refogar bem. Se precisar, acrescente um pouquinho de água, pra não ficar queimando na panela enquanto refoga a cebola.
Depois junte o tomate, o caldo de carne e refogue mais. Acrescente o milho e a ervilha, mexa e jogue o molho de tomate. (Eu prefiro o molho sequinho, sem muito caldo, mas se vocês quiserem, juntem um pouco de água, pra ficar mais molhadinho)
Misture bem e adicione os outros ingredientes a gosto. Verifique o sal e corija, caso necessário.

Montagem:

Em uma travessa, forre o fundo com metade do purê. Joguem o molho em cima do purê e cubra com o restante.
Leve ao forno a 180º por uns 15 minutos.
Pronto, é só servir!!

Rendimento: 8 porções

8 comentários:

Paula Pacheco disse...

Kill,
Delicia este prato...tenho sempre um pacote de carne moida no congelador, sempre dá para fazer uma coisa diferente em situações de emergênca, adorei o seu prato bem apetitoso,
bjão
Paula

Danieli C. disse...

Ah, eu adoro misturar carne moída com purê de batatas. Faço uma receita parecida, dou uma "incrementada" com umas fatias de queijo e presunto e um pouco de requeijão. Fica ótimo!

Marly disse...

Kill,

Seu purê parece uma variação da "torta" de batatas, mas mais simples. É uma boa idéia para prato quase único!
beijão.

Bianca Ramos disse...

hummmm eu comeria sozinha...rsrs

Ricardo disse...

uma refeição diferente, O concepto é bem interessante embora já conheça semelhante que se chama aqui "shepherds Pie" mas o teu foi feito bem diferente ..jinhos doces xxx

Killvyane disse...

Paula: Eu também utilizo esta estratégia aheiuaheaiea Sempre tenho carne moída aqui em casa. Rende bons e apetitosos pratos! Beijão!

Danieli C.: Huuum, com queijo, requeijão e presunto deve ficar tudo de bom!!! Eu não coloco queijo e requeijão porque o excelentíssimo não gosta... Mas acho que vou começar a colocar, pelo menos na minha parte do purê euhuaheaheuahea Beijinhos!

Marly: É uma receita sem segbredo, né? Muito fácil de fazer e fica muito saborosa... Faço seguido aqui em casa! E só comemos com uma saladinha e batata palha. Nada mais :)

Bienca: É uma delícia!! Mas com um bom pedaço eu já fico satisfeita... Batata enche muito ahuieuiaehaueuia Mas que dá vontade de comer tudo, isso dá hahaha

Ricardo: É uma refeição bem prática e gostosa, amigo. Não precisa de acompanhamentos e serve bem. VBale a pena ter no caderninho de receitas... Beijinhos!

Ricardo disse...

Exacto uma refeição que não precisa de acompanhamentos pois já os tem todos la incluídos, e bem balançado em vitaminas, proteínas aminoácidos etc...parabéns mais uma vez por este Shepherds pie Brasileiro. jinhos xxx

Killvyane disse...

Ricardo: Exatamente! Sirvo apenas com uma saladinha...