sábado, 23 de julho de 2011

Capeletti ao Molho de Frango

Ingredientes:

500gr de capeletti da sua preferência
1 peito de frango cozido e desfiado
2 ou 3 colheres (sopa) de óleo
6 dentes de alho picadinho (Eu gosto muito de alho, sempre coloco bastante, podem colocar menos se quiser)
1 cebola média picada
1 tomate sem pele e sem semente picado
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha (Na verdade eu faço com ervilha de pacote, aquelas que a gente compra congelada, mas pode usar em lata tbm)
Sal a gosto
Coentro a gosto
Tomilho a gosto
Pimenta a gosto
1/2 lata de molho de tomate pronto
Cheiro-verde picadinho a gosto



Modo de preparo:

Frite o alho bem e misture o frango, até ficar bem sequinho. Acrescente a cebola picadinha e deixe fritar também. Despeje o milho verde, a ervilha, a pomarola e a água. Deixe o molho ferver bem.
Quando estiver grosso, coloque o cheiro verde e os demais temperos e desligue o fogo.
Cozinhe o capeletti conforme instruções, em água. Escorra e misture com o molho.
É só servir!

Rendimento: 4 porções

Lasanha à Bolognesa

              Interinha, logo depois de sair do forno


Ingredientes:

500g de molho à bolognesa
500ml de molho branco
300gr de mussarela fatiada
200gr de presunto fatiado
1 caixa de massa para lasanha pronta (eu uso da marca Adria)

                                   Pequeno pedaço hehehe

Ingredientes do Molho Branco:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
500ml de leite integral
1 colher (sopa)de margarina
Sal a gosto

Modo de preparo do Molho branco:

Coloque a margarina na panela, em fogo baixo, quando a margarina estiver derretida, acrescente a farinha de trigo, e não pare de mexer, para misturar bem esse dois ingredientes. Quando a mistura acima estiver bem amarela, vá adicionando o leite devagar, mexendo sempre, com um fouet para não empelotar, após dissolver e acrescente o sal a gosto.
Se empelotar, é só bater no liquidificador, e voltar à panela para terminar o molho.

                 Preparando para servir um super pedaço!

Ingredientes do Molho à Bolognesa:

500g de carne moída
2 ou 3 colheres (sopa) de óleo
6 dentes de alho picadinho (Eu gosto muito de alho, sempre coloco bastante, podem colocar menos se quiser)
1 cebola média picada
1 tomate sem pele e sem semente picado
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha (Na verdade eu faço com ervilha de pacote, aquelas que a gente compra congelada, mas pode usar em lata tbm)
Sal a gosto
Coentro a gosto
Tomilho a gosto
Pimenta a gosto
1/2 lata de molho de tomate pronto
Cheiro-verde picadinho a gosto
1 tablete de caldo de carne


Modo de preparo:

Prepare a carne moída colocando o óleo em uma panela, frite o alho, refogue a carne até ficar bem fritinha e soltinha. Acrescente a cebola picadinha e deixe fritar também. Despeje o milho verde, a ervilha, a pomarola e a água. Deixe o molho ferver bem.
Quando estiver grosso, coloque o cheiro verde, os demais temperos e desligue o fogo.

                       Fatia se desmontando...

Montagem da Lasanha:

Em um refratário grande despeje uma quantia de molho bolognesa, por cima cubra com a massa pronta, depois mais molho bolognesa, presunto, mussarela, molho branco, massa, molho bolognesa, presunto, mussarela, molho branco, massa, molho bolognesa e assim sucessivamente, finalizando com mussarela.

 Fatia desmontada com batata palha e salada de grão-de-bico

Leve ao forno médio (180º) pré-aquecido por 40 minutos, fure com um garfo para ver se a massa está cozida e sirva!

Rendimento: 8 porções

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Salpicão

Essa é uma receita bem simples. Já fiz com paio cru, sobras de pernil assado e frango cozido desfiado. Com frango dá mais trabalho, porque precisa desfiá-lo, mas com paio e sobras de pernil é mais fácil...

Ingredientes:

1 pimentão verde cortado em tirinhas
1 pimentão amarelo cortado em tirinhas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 cenoura cortada em tirinhas
2 maçãs cortadas em tirinhas
300g de peito de frango cozido e desfiado ou 300g de sobras de pernil cortadas em tirinhas ou 300g de paio cortado em tirinhas
300g de batata palha
Maionese a gosto

                                    Sapicão de pernil

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e acrescente a maionese aos poucos, até chegar no ponto desejado.

                                    Salpicão de frango

Rendimento: 15 porções.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bolo Toalha Felpuda

(Receita da Maria Aparecida)

Ingredientes:

o4 ovos
02 xícaras (chá) de açúcar
03 colheres (sopa) de margarina
01 vidro de leite de coco (200 ml)
1/2 xícara (chá) de leite
03 xícaras (chá) de farinha
01 colher (sopa) de fermento em pó




Modo de Preparo da Massa:

Bater as claras em neve e reservar.
Bater as gemas, margarina e o açúcar, acrescentar o leite de coco, o leite e a farinha, misturar bem, colocar o fermento e dai as claras em neve, misturando devagar.
Levar pra assar no forno já pré-aquecido, por uns 35 a 40 minutos.

Cobertura:

1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
50 gr de coco ralado

Modo de Preparo da Cobertura:

Misture 1/2 lata de leite condensado com o leite. Retire o bolo do forno e, ainda quente, fure com um garfo e jogue a mistura do leite condensado e leite em cima do bolo. Espalhe a outra metade do leite condensado por cima e salpique coco ralado.

Rendimento: 20 porções

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Macarrão de Gala

(Receita da Wéllika)


Ingredientes:


200 gr macarrão cozidos al dente (usei o penne)
1 cebola pequena picadinha
Bacon picado à gosto
1 copo de requeijão cremoso
1 caixa creme de leite
1 tablete de caldo de carne
200 gr mussarela fatiada
200 gr presunto fatiado


Modo de preparo:


Frite o bacon. Acrescente a cebola e refogue. Junte o caldo de carne, coloque o requeijão e o creme de leite, mexendo bem até encorporar, desligue e reserve.
Coloque o macarrão em um refrátario, acrescente o presunto e a mussarela rasgando- os e misture. Coloque o molho e cubra com mussarela. Leve ao forno até a mussarela derreter.

Sirva quente!


Rendimento:
4 porções

terça-feira, 10 de maio de 2011

Knoblauch Soup - Sopa de Alho

(Receita da amiga Luciana)

Queridos, esta receita é uma sopa/creme típica da Áustria, onde servem como entradas antes das refeições. Fica maravilhosa, vale a pena experimentar!!




Ingredientes:

1kg de batata
500g de alho graúdo picado
1 caixinha de creme de leite (pode ser de soja)
1 litro de água fervente
2 tabletes de caldo de legumes (ou o sabor de sua preferência)
1 colher (sopa) bem cheia de margarina
Sal e pimenta do reino branca a gosto
Cheiro verde para guarnecer




Modo de Preparo:

Refogue o alho na manteiga até que esteja macio, mas sem dourar.
Acrescente as batatas e refogue bem, acrescente a água fervente com o caldo knorr e deixe cozinhar.
Liquidifique na consistencia desejada, acrescente o creme de leite, a pimenta, acerte o sal e sirva com cheiro verde!

Dica: O alho tem que ser fresco, picado na hora! Não pode ser aqueles alhos picados que encontramos nos mercados, em potinhos, senão fica muito forte!

Rendimento: 8 porções

sábado, 7 de maio de 2011

Rabanadas

(Receita original de Mauro Rebelo)


Ingredientes:

6 pães (francês amanhecido, baguetes ou próprios para rabanadas)
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
4 ovos
1 colher (sopa) de baunilha (opcional)
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo:


Corte em rodelas o pão e arrume em um tabuleiro.
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, os ovos e a baunilha. Entorne este líquido por cima dos pães. Vá virando as rodelas no líquido. Deixe o pão absorver bem.
Delicadamente esprema com as palmas das mãos as rodelas para tirar o excesso do líquido e vá colocando em gordura bem quente para fritar. Deixe corar e vire para fritar o outro lado.
Após fritar os dois lados coloque para escorrer em papel toalha. Para finalizar passe cada rabanada em uma mistura de açúcar com canela.
Estas rabanadas são deliciosas e fáceis de fazer.
Ótima receita para fazer no Natal ou quem sabe ganhar um dinheiro vendendo esta delícia!

Rendimento: 40 a 50 rabanadas

p.s.: Receita original do Mauro, mas postei a que faço, com algumas alterações.

domingo, 17 de abril de 2011

Lentilha

Essa é uma receita bem tradicional aqui em casa, todos adoram e comem muito hahaha Fica muito boa, realmente... Pode ser feito sem as carnes também, fica bom do mesmo jeito.

Ingredientes:

1 pacote de lentilha seca lavada e escorrida
200g de bacon picado
350g de costelinha de porco defumada
2000g de paio ou linguiça calabresa picado
6 dentes de alho picados
1 cebola picada
500ml de água
Folhas de louro a gosto (eu coloco umas 3, geralmente)




Modo de Preparo:

Em uma panela coloque o bacon picado em fogo médio (se a panela for alta fica melhor, pra não espirrar gordura que o bacon poderá soltar), deixe fritar bem. Acrescente o paio e a costelinha, deixe até ficarem bem fritos, mas cuide para não queimar. Junte o alho, refogue um pouco, acrescente a cebola e refogue mais um pouco. Quando estiver tudo bem refogado, junte a lentilha e então o louro e a água. Mexa bem e verifique se há água suficiente para o cozimento, deixe cozinhando em fogo baixo por 30 minutos, verificando na metade do período a necessidade de colocar mais água. Deixe encorpar bem e verifique o sal.



Rendimento: 6 porções

sábado, 16 de abril de 2011

Bife à Rolê

Eu conheço a receita por este nome, mas ela também é conhecida como "Bracholas", "Braciolas", "Bife à Rolet"... O importante é que é muito gostoso!

Ingredientes:

6 bifes de carne (alcatra, coxão mole, patinho)
3 cenouras fatiadas
200 gr de bacon fatiado
6 dentes de alho picado
1 cebola picada
1 tomate descascado picado
1 lata de molho de tomate
Cheiro verde a gosto
Palitos de dente


Modo de Preparo:

Enrole os bifes com a cenoura e bacon por dentro, formando tipo um rocambole de bife recheado com cenoura e bacon. Feche-os espetando os palitos de dentes para lacrá-los.
Em uma panela coloque-os com pouco de óleo para ir fritando. Acrescente o alho, a cebola e deixe refogar bem. Coloque o tomate e o molho enlatado. Acrescente água aos poucos até que as cenouras fiquem cozidas e o molho encorpado. Junte o cheiro verde e, se precisar, coloque sal.

Dica: A cenoura e o bacon podem ser previamente preparados. Eu geralmente preparo tudo no grill, inclusive os bifes. Aí enrolo e coloco na panela para fazer o molho. Fica muito bom também!!

Rendimento: 6 porções

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bolo Prestígio

(Receita original da Lourdes Maria)

Massa

Ingredientes:

6 ovos

2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo com fermento ou (1 colher sopa de fermento)

1 xícara de chocolate em pó

200 ml de água
100 ml de óleo


Modo de preparo:
Misture os ingredientes secos, reserve. Bata as claras em neve firme, sem parar de bater coloque as gemas, bata e acrescente o açúcar. Bata muito bem. Despeje a água e óleo fervente (é isso mesmo, fervente) sobre a mistura e misture bem. Desligue a batedeira e acrescente esse creme batido sob os ingredientes secos, misture bem, com o auxilio do fouet, mexendo delicadamente. Asse em fôrma untada e enfarinhada e em forno médio até corar. Tamanho da minha fôrma redonda: 25cm de diâmetro x 6cm de altura.



Recheio

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
2 e 1/2 medidas (da lata) de leite
1 vidro de leite de coco (200ml)

3 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho
150g de coco seco ralado

Modo de Preparo:

Misture bem o leite condensado, o leite e o leite de coco. Reserve 2 xícaras (400ml) dessa mistura. No restante, junte o amido de milho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme. Espere esfriar, mexendo de vez em quando para não formar uma nata por cima.

Para utilizar o recheio:

Divida a massa assada do bolo em duas ou três partes. Coloque uma parte no prato de servir, regue com parte da mistura acima reservada. Cubra com um pouco do creme. Coloque a outra parte do bolo, regue novamente com a mistura reservada.




Cobertura

Ingredientes:

250ml de leite
150g de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
100g de chocolate ao leite em barra derretido

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador, com exceção do chocolate em barra. Levar ao fogo para engrossar adicionando o chocolate derretido. O cacau deixa a cobertura bem pretinha e com brilho. Colocar essa cobertura, ainda quente, em cima e no lado do bolo, alisando-a com uma faca, polvilhar chocolate granulado, decorar com cerejas, coco ralado, bis ou à sua preferência.


Bom apetite!

sábado, 4 de setembro de 2010

Joelho de Porco Assado

Ingredientes:

1 joelho de porco
1 limão
Sal a gosto
Alecrim a gosto
Papel alumínio para embrulhar o joelho




Modo de Preparo:

Com um dia de antecedência, tempere o joelho de porco com o sal, suco do limão e o alecrim e deixe marinar.
No dia seguinte, retire o joelho do tempero e embrulhe-o no papel alumínio.
Asse no forno com fogo médio por 1h30min.
Retire o papel alumínio e deixe assar mais 1h ou até que fique com a pele bem tostada.
Bom apetite!





Rendimento: 1 joelho de porco.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Creme de Mandioquinha com Alho Poró

(Receita original da Lourdes Maria)

Ingredientes:


1kg de mandioquinha (também conhecida como batata salsa ou batata baroa) descascada e cortada em rodelas
4 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro quente (se não tiver, dissolva 3 tabletes de caldo de legumes de sua preferencia em 1 e 1/2 litro de água)
1 e ½ de xícara (chá) de creme de leite (pode ser de soja)
1 e ½ colher (sopa) de margarina
1 maço de alho poró picado
Sal e noz-moscada a gosto
Cheiro verde a gosto
Alho picadinho
Queijo parmesão ralado a gosto.
1 fio de azeite (1 colher de sopa)


Modo de preparo
:

Em uma panela média, aqueça metade da margarina.
Junte a mandioquinha, 1 pitada de sal e misture.
Cozinhe por 5 minutos, mexa, em seguida, junte o caldo de legumes quente e deixe ferver.
Abaixe o fogo e cozinhe até a mandioquinha ficar bem macia.
Junte o creme de leite e espere levantar fervura.
Acerte o sal, junte a noz-moscada e retire do fogo. Em outra panela, coloque um fio de azeite (ou óleo de sua preferência), frite o alho picadinho, adicione o alho poró picado, deixe refogar.

Coloque a sopa no liquidificador, junte a margarina restante e o refogado de alho poró e bata até que fique bem lisa.
Volte à panela e mexa bem, se estiver muito grosso, coloque mais um pouquinho de água quente, não muito.
Se necessário, corrija o sal novamente.
Sirva imediatamente, acompanhado de cheiro verde, queijo parmesão ralado, fatias de pão ou croutons.

Rendimento: 5 porções bem servidas.

p.s.: A receita original é da Lourdes Maria, mas postei a que fiz, com algumas modificações.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Muffins de Presunto e Mussarela

(Receita original da Maria Helena)

Ingredientes da Massa:


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1e 1/2 colher (chá) de sal

Ingredientes do Recheio:

1 xícara (chá) de leite
1/3 xícara mais duas colheres (chá) de óleo
1 ovo
1 colher (chá) de orégano
Presunto picado
Mussarela picada
Alho picado
Cebolinha picada



Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal.
À parte, misture os ingredientes do recheio.
Acrescente os ingredientes líquidos aos secos de uma só vez.
Misture apenas até incorporar, lembrando que a massa de muffins deve ficar "empelotada" mesmo.
Misture o recheio à massa.
Encha forminhas de muffin até 2/3 da capacidade, e asse por 15 ou 20 minutos, fazendo o teste do palito.



Rendimento: De 12 a 15 porções.

p.s.: A receita original é da Maria Helena, mas postei a que eu fiz, com algumas modificações.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sopa de Batatas

Ingredientes:

250gr de macarrão ave maria
4 batatas grandes cortadas em cubinhos
2 chuchus cortados em cubinhos
1 cebola picada
5 dentes de alho picados
Cheiro verde a gosto
1 litro de água
1 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto



Modo de Preparo:

Em uma panela coloque o óleo e frite o alho. Acrescente a cebola, refogue e acrescente o chuchu. Refogue um pouco e junte as batatas. Deixe refogar um pouquinho, então coloque o macarrão e a água.
Deixe até cozinhar as batatas, o chuchu e o macarrão e até encorpar o caldo, se precisar, coloque mais água.
Coloque o sal e prove.
Polvilhe o cheiro verde e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções.

Dica: Pode-se acrescentar outros legumes e verduras.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lasanha de Berinjelas

(Receita original das apostilas do culinarista Mauro Rebelo)

Ingredientes da Montagem:

2 berinjelas
500g de carne moída refogada com alho, sal e cebola, bem sequinha
500ml de molho branco
200gr de mussarela fatiada
Azeite para pincelar as berinjelas




Ingredientes do Molho Branco:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
500ml de leite integral
1 colher (sopa)de margarina
Sal a gosto

Modo de preparo do Molho branco:

Coloque a margarina na panela, em fogo baixo, quando a margarina estiver derretida, acrescente a farinha de trigo, e não pare de mexer, para misturar bem esse dois ingredientes. Quando a mistura acima estiver bem amarela, vá adicionando o leite devagar, mexendo sempre, com um fouet para não empelotar, após dissolver e acrescente o sal a gosto.
Se empelotar, é só bater no liquidificador, e voltar à panela para terminar o molho.



Modo de Preparo das Berinjelas:

Corte a berinjela em fatias e deixe-as de molho por uma hora em água e sal.
Em seguida enxágüe, enxugue, pincele com o azeite e leve ao grill ou ao forno por 5 minutos.

Montagem:

Em uma travessa untada, primeiro coloque uma porção de molho branco, depois alterne camadas de berinjela,carne moída, mussarela e molho branco, terminando com molho branco.
Leve ao forno para gratinar.




Rendimento: 8 porções.

p.s.: A receita original é do Mauro, mas postei a que eu fiz, com algumas modificações.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Escondidinho de Soja

(Receita original da Pri Koiyama)


Ingredientes da Massa:

1kg de mandioca bem cozida com sal e espremida
1 caixinha de creme de leite (pode ser de soja)
Cheiro-verde a gosto
Margarina e farinha de trigo para untar o refratário


Ingredientes do Recheio:


1 1/2 xícara de proteína de soja
1 copo de água
1 cubo de caldo de legumes
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho
1 1/2 colher (sopa) de azeite
5 colheres (sopa) de pimentão vermelho
3/4 de xícara de ervilha fresca
1/2 xícara de água
1/2 lata de milho verde
Cheiro-verde a gosto
1 colher (chá) de molho de pimenta
2 colheres de sopa de shoyu
1 tomate italiano, sem pele e sem sementes, picado
1 pitada de orégano
20 fatias finas de mussarela


Modo de Preparo da Massa:
Cozinhe bastante a mandioca com um pouco de sal até que esteja bem molinha. Esprema ainda quente. Junte o creme de leite e o cheiro-verde. Reserve.

Modo de Preparo do Recheio:

Ferva a água. Numa vasilha, esfarele o caldo de legumes e dissolva-o na água fervente. Junte a proteína de soja e deixe hidratar. No azeite, refogue o alho até começar a dourar. Junte a cebola, o pimentão e a ervilha fresca, refogando-os. Junte a água e tampe a panela até que a ervilha cozinhe, por 5 minutos. Acrescente a soja hidratada, refogando por 3 minutos. Junte todos os temperos, menos o cheiro verde. Prove o sal. NÃO DEIXE SALGADO! Junte por fim o milho e o cheiro verde.

Montagem:
Unte um refratário grande com margarina e farinha de trigo. Disponha sobre ele a metade da massa de mandioca. Sobre a massa o recheio, capriche! Sobre o recheio, metade da mussarela e o restante da massa. Por fim, cubra com o restante da mussarela.
Leve ao forno baixo por 30 minutos.


Rendimento: 6 porções bem generosas.

p.s.: A receita original é da Pri, mas postei a que eu fiz, com algumas modificações.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pavê de Chocolate com Amêndoas

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata (medida) de leite
1 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de achocolatado em pó (usei Toddy)
1 pacote de bolacha champagne ou maisena (eu usei champagne, mas acho que com a bolacha maisena ficará menos doce, pra quem, assim como eu, não gosta de doces muito doces hehehe)
100gr de amêndoas
Chocolate granulado a gosto




Modo de Preparo:


Misture a frio o leite condensado, o leite, o amido de milho e o achocolatado. Leve a panela ao fogo baixo e fique mexendo sempre. Depois que ferver o creme começará a ganhar consistência. Continue mexendo até ficar um mingau firme. Desligue o fogo, deixe esfriar e misture a lata de creme de leite.



Montagem:
Em um refratário intercale camadas de bolac
has e de creme, começando com uma camada de bolachas e terminando com uma camada de creme. Salpique as amêndoas e o chocolate granulado por cima e leve para gelar.

Rendimento:
15 porções.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cachorro Quente

Ingredientes do Molho:

8 ou 10 salsichas
1 cebola cortada em rodelas ou tiras
4 dentes de alho picadinhos
1 tomate grande picado, sem pele e sem semente
1 lata de molho de tomate pronto
1 xícara (chá) de água
1/2 lata de milho1/2 lata de ervilha
Sal a gosto
Orégano a gosto
Óleo para refogar a cebola, alho, etc.

Preparo do molho:

Em uma panela, frite o alho e a cebola até ficar bem refogado. Acrescente o tomate e refogue mais um pouco. Junte o milho, a ervilha e mexa bem. Adicione o molho de tomate e a água e verifique a consistência, se precisar coloque mais um pouco de água. Junte as salsichas, o sal e o orégano e deixe cozinhar por uns 15 minutos, mexendo às vezes e em fogo baixo pra não queimar. Verifique o sal e corrija se necessário.




Ingredientes do Vinagrete:

1 cebola picada em cubinhos
1 tomate picado em cubinhos
1 pimentão verde cortado em cubinhos
Sal a gosto
Vinagre a gosto

Preparo do Vinagrete:

Misture tudo em uma vasilha e reserve.

Ingredientes para Montagem:

Pão para cachorro-quente
Maionese, mostarda, catchup
Batata palha

Montagem:

Corte o pão e recheie-o com o molho, sasicha, vinagrete, maionese, mostarda, catchup e batata palha. Pronto, bom apetite!

Rendimento: 8 a 10 porções com salsicha. Sempre sobra molho aqui em casa, dá para fazer mais uns 6 sem salsicha.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Risoto de Camarão

(Receita da Jéssica)

Ingredientes:


2 colheres de sopa de óleo
1/2 cebola média picada grosseiramente
1 tomate pequeno picado
2 dentes de alho amassados
Pimenta e sal o quanto baste
1 xícara de arroz
1/3 de xícara de vinho branco seco
Água fervente o quanto baste
1/2 xícara de leite de coco
200g de filé de camarão
Folhinhas de coentro a gosto
Champignon fatiado a gosto


Modo de preparo:


Aqueça o óleo, acrescente a cebola, o pimentão, o tomate e refogue bem. Coloque o alho e continue refogando. Acrescente o arroz, a pimenta e o sal e deixe fritar levemente. Junte o vinho e espere evaporar, vá jogando a água aos poucos e quando o arroz tiver quase no ponto (depende do teu gosto!), e não completamente seco, coloque o leite de coco, o camarão e deixe-o cozinhar levemente. Não deixe o risoto secar, pois ele é bastante cremoso. Desligue o fogo e salpique o coentro por cima, tampe a panela para abafar e a erva liberar o aroma e sabor. Sirva quente.

p.s.: Na receita original, da Jéssica, vai azeite de dendê no lugar do óleo e pimentão, mas não utilizei, pois não tinha em casa.

Rendimento: 5 porções.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nega Maluca

Ingredientes da Massa:

2 xícaras (chá) de farinha
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite fervendo
¾ xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos

Modo de Preparo da Massa:


Bata os ovos com o açúcar por 5 minutos na batedeira em velocidade máxima, junte o óleo e o chocolate e bata por mais 3 minutos. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha e o fermento, por último acrescente o leite fervendo. Leve para assar em forno pré-aquecido em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 30 minutos.



Ingredientes da Cobertura:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate ou achocolatado em pó
1 pacote de coco ralado

Modo de Preparo da Cobertura:

Em uma panela misture todos os ingredientes, menos o coco ralado. Deixe em fogo baixo, sempre mexendo, até ficar na textura de brigadeiro mole (não precisa esperar desgrudar da panela).
Cubra o bolo com esta cobertura e jogue coco ralado por cima.


Rendimento: 15 fatias.